Futebol em Números

Firmino será o 12º companheiro de ataque de Neymar na Seleção

Rodolfo Rodrigues

O técnico Dunga ainda não divulgou a escalação oficial para o amistoso de amanhã contra a França. Porém, tudo indica que o novo centroavante da Seleção Brasileira seja mesmo Roberto Firmino. O atacante do Hoffenheim-ALE entrou no último amistoso de 2014 e fez o gol da vitória sobre a Áustria por 2 x 1, quando substituiu Luiz Adriano. Dessa forma, o capitão Neymar terá um novo companheiro de ataque na formação titular da Seleção Brasileira.

Desde sua estreia, em 10 de agosto de 2010, Neymar já começou um jogo da seleção com 11 diferentes companheiros de ataque. Com Mano Menezes, no início, o camisa 9 preferido era Alexandre Pato, que na época defendia o Milan-ITA. A dupla, que muitos acreditavam ser a ideal para 2014, atuou apenas em seis partidas. Pouco depois, quem jogou bastante ao lado de Neymar na era Mano Menezes foi Leandro Damião. Mas a escassez de gols do então centroavante do Inter abriu espaço para Fred, que acabou se tornando o companheiro de ataque por mais tempo de Neymar. Das 60 partidas como titular, Neymar atuou 22 ao lado do camisa 9 do Fluminense. Esse casamento rendeu 24 gols para a seleção, mas acabou sendo desfeito após o vexame da Copa do Mundo e a apagada atuação de Fred na competição.

Com Dunga, pós Copa de 2014, Neymar jogou ao lado de Diego Tardelli, com quem tem a maior média de gols (1,75) e Luiz Adriano, nos dois últimos amistosos. Agora, com a ausência dos dois, quem ganhará uma nova chance será Roberto Firmino. O atacante do Heffenheim, que tem os mesmos 23 anos de Neymar, disputou todos os 26 jogos do Campeonato Alemão de 2014/15 (e em todos como titular), marcou 6 gols e deu 7 assistências. Formado no Figueirense, Firmino fez 16 gols na Bundesliga de 2013/14, sendo o quarto maior artilheiro do campeonato.

Confira o retrospecto de Neymar com seus companheiros de ataque na Seleção Brasileira desde 2010:

Alexandre Pato – 6 jogos (4 gols de Neymar e 3 de Pato)

Robinho – 1 jogo (nenhum gol de ambos)

Leandro Damião – 11 jogos (6 gols de Neymar, 3 de Damião)

Fred – 22 jogos (23 gols de Neymar, 11 de Fred)

Borges – 1 jogo (1 gol de Neymar)

Hulk – 4 jogos (6 gols de Neymar, 1 de Hulk)

Luis Fabiano – 2 jogos (1 gol de Neymar)

Thiago Neves – 1 jogo (1 gol de Neymar)

Jô – 6 jogos (2 gols de Neymar, 3 de Jô)

Diego Tardelli – 4 jogos (5 gols de Neymar, 2 de Tardelli)

Luiz Adriano – 2 jogos (2 gols de Neymar)