Futebol em Números

Corinthians tem bom desempenho sem Guerrero em 2015

Rodolfo Rodrigues

O atacante Paolo Guerrero, do Corinthians, contraiu dengue e desfalcará a equipe nos próximos 20 dias pelo menos. O centroavante peruano, que já não atuou contra a Ponte Preta, no último sábado, perderá a semifinal contra o Palmeiras e os próximos dois jogos contra San Lorenzo-ARG e São Paulo, pela fase de grupos da Libertadores. E caso o Corinthians avance para a final do Paulistão, Guerrero deverá perder também o primeiro jogo da decisão contra Santos ou São Paulo.

Ficar sem seu principal atacante foi algo que já aconteceu para o técnico Tite esse ano. Depois da expulsão contra o Once Caldas, Guerrero foi punido em três jogos da Libertadores. No geral, o peruano desfalcou o time em oito partidas em 2015. Destas, o Corinthians venceu seis e empatou duas, tendo um aproveitamento de 83,3%. Sem Guerrero, o Corinthians ganhou de São Paulo (2 x 0) e San Lorenzo-ARG (1 x 0),  pela Libertadores; e de São Bernardo (1 x 0), Portuguesa (2 x 0), Bragatino (1 x 0) e Ponte Preta (1 x 0), pelo Paulista; e empatou com Once Caldas-COL (1 x 1) e XV de Piracicaba (2 x 2). Nesse período, o técnico Tite chegou a improvisar Danilo no lugar de Guerrero e depois passou a colocar Vágner Love como seu substituto imediato.

Com Guerrero em campo, em 2015, o Corinthians teve um aproveitamento um pouco inferior: 82,4%. Foram 13 vitórias, três empates e uma derrota (para o Colônia-ALE, no primeiro jogo do ano).

No geral, desde sua estreia pelo Corinthians, em julho de 2012, Guerrero tem 126 jogos com a camisa do Corinthians. Nesses quase três anos, foram 66 vitórias, 35 empates e 25 derrotas, dando um aproveitamento de 61,6% dos pontos. Guerrero marcou ainda 54 gols, tornando-se o gringo com mais gols na história do clube. Sem Guerrero, desde julho de 2012, o alvinegro entrou em campo 65 vezes, com 28 vitória, 25 empates e 12 derrotas. Seu aproveitamento sem o peruano desde então é pior, com 56% dos pontos conquistados.