Futebol em Números

Neymar: brasileiro mais novo a ganhar Liga dos Campeões e Libertadores

Rodolfo Rodrigues

Com apenas 23 anos e 4 meses, Neymar tornou-se o brasileiro mais jovem a conquistar uma Copa Libertadores (2011, pelo Santos) e uma Liga dos Campeões (2015, pelo Barça). De quebra, foi semifinalista da Libertadores com o Santos em 2012 e da Liga dos Campeões de 2014, com o Barcelona.

O zagueiro Roque Júnior, campeão da Libertadores de 1999, com o Palmeiras, e da Liga dos Campeões em 2003, com o Milan, era, até hoje, o brasileiro mais novo a vencer as duas competições. Em 2003, ele tinha 26 anos e 9 meses. Além dos dois brasileiros, Cafu, Dida e Ronaldinho Gaúcho também venceram as duas competições. Dida, com 29 anos e 7 meses, Cafu com 36 anos e Ronaldinho com 33 anos.

Na história, o jogador mais jovem a vencer a Liga dos Campeões e a Libertadores é o argentino Juan Pablo Sorín, ex-lateral-esquerdo. Ele foi campeão, como reserva e sem jogar a final pela Juventus-ITA e um mês depois campeão da Libertadores com o River Plate, em 1996. Além de Sorín, outros argentinos a vencer os dois torneios foram Tevez e Samuel.