Brasil não perde para o Peru há 30 anos
Rodolfo Rodrigues
A Seleção Brasileira fará sua estreia na Copa América do Chile amanhã, 18h30, quando enfrentará o Peru. O rival sul-americano, um dos maiores fregueses do Brasil na história, não consegue uma vitória no confronto há 30 anos. A última vez em que os peruanos bateram a Seleção Brasileira foi no dia 28 de abril de 1985, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na época, o time brasileiro era dirigido por Evaristo de Macedo, que foi demitido do cargo um mês depois e substituído por Telê Santana.
Na história, Brasil e Peru já se enfrentaram 39 vezes, com 27 vitórias brasileira, três peruanas e nove empates. O Brasil marcou 83 gols e sofreu 27. O último jogo entre as duas seleções foi em Porto Alegre, no dia 1 de abril de 2009, quando o Brasil venceu por 3 x 0 em jogo das Eliminatórias da Copa, com dois gols de Luis Fabiano e um do volante Felipe Melo. Dunga era o técnico naquela partida, que tinha ainda Daniel Alves, Robinho e o estreante Miranda.
Em Copa América, o retrospecto também é favorável ao Brasil (10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas). Os peruanos, porém, têm dois resultados marcantes contra a Seleção Brasileira. Uma delas na Copa América do Brasil, em 1989, quando segurou o empate por 0 x 0 na Fonte Nova na primeira fase, sob o comando do técnico brasileiro Pepe.
Já em 1975, o Peru eliminou o Brasil na semifinal da Copa América antes de se sagrar campeão pela segunda vez. No Mineirão, o Peru venceu o time brasileiro, formado basicamente com jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG, por 3 x 1. O técnico da Seleção Brasileira era Osvaldo Brandão. No jogo de volta da semifinal, em Lima, o Brasil venceu por 2 x 0. Curiosamente, o regulamento não previa prorrogação, disputa por pênaltis ou critério de gol fora de casa. Assim, foi realizado um sorteio e o Peru acabou classificado para a final, na qual bateu o Paraguai e foi campeão na edição que não tinha sede fixa.
Tostão, com 5 gols, é o brasileiro com mais gols no confronto, seguido por Jairzinho (4) e Didi, Pelé, Zico e Romário (que marcaram 3 gols cada). Em 1997, na Bolívia, a Seleção Brasileira aplicou a maior goleada no confronto: 7 x 0, em La Paz, pela semifinal da Copa América daquele ano.