Futebol em Números

Palmeiras é o time com mais gols de cabeça no Brasileirão

Rodolfo Rodrigues

A goleada de 4 x 0 sobre o São Paulo, ontem, pela 9ª rodada do Brasileirão, serviu para comprovar uma das armas do Palmeiras nesse campeonato: o jogo aéreo. Dos 12 gols marcados pelo time na Série A, 7 foram feitos de cabeça. Nenhum outro clube aproveitou tanto esse recurso até agora. O Atlético-MG, segundo que mais fez gols de cabeça, marcou 4 até agora.

 

Na vitória sobre o São Paulo, Victor Ramos e Cristaldo marcaram gols de cabeça. E o zagueiro ainda quase fez um outro no primeiro tempo, quando meteu uma bola na trave minutos antes de marcar o segundo gol da partida.

Além dos dois, quem também marcou de cabeça para o Palmeiras nesse Brasileirão foram Vítor Hugo (zagueiro, 2 gols); Rafael Marques (atacante, 2 gols) e Zé Roberto (meia, 1 gol).

Nesse Brasileirão, além dos dois palmeirenses que fizeram dois gols de cabeça (Vítor Hugo e Rafael Marques), seis outros jogadores também marcaram dois gols até agora: Jemerson (Atlético-MG); Rafhael Lucas (Coritiba – marcou hoje na vitória sobre o Cruzeiro); Marquinhos (Figueirense); Eduardo da Silva (Flamengo); Tiago Alves (Ponte Preta); e Riascos (Vasco – que hoje deu a vitória no clássico contra o Flamengo marcando de peixinho).

Proporcionalmente aos gols marcados no Brasileirão, a porcentagem de gols do Palmeiras também é maior. Dos 12 gols do time nessas 9 rodadas, 7 foram de cabeça (58,3%). O Vasco tem 50%, seguido do Coritiba (42,9%) e Flamengo (37,5%). Corinthians e Atlético-PR foram os únicos que ainda não fizeram gols em jogadas aéreas até agora.

Clubes com mais gols de cabeça até a 9ª rodada
7 gols (Palmeiras)
4 gols (Atlético-MG)
3 gols (Coritiba, Flamengo, Grêmio, Ponte Preta e São Paulo)
2 gols (Figueirense, Goiás e Vasco)
1 gol (Avaí, Chapecoense, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Joinville, Santos e Sport)

Porcentagem de gols de cabeça no total de gols
58,3% – Palmeiras (7 de 12)
50% – Vasco (2 de 4)
42,9% – Coritiba (3 de 7)
37,5% – Flamengo (3 de 8)
33,3% – Goiás (2 de 6)
28,6% – Figueirense (2 de 7)
25% – São Paulo (3 de 12)
25% – Joinville (1 de 4)
23,1% – Grêmio (3 de 13)
21,1% – Atlético-MG (4 de 19)
20% – Ponte Preta (3 de 15)

Tags : Palmeiras