Futebol em Números

Líder, Atlético-MG é o time que menos reclama no Brasileirão

Rodolfo Rodrigues

Primeiro colocado do Brasileirão, o Atlético-MG vem fazendo uma boa campanha, com números que justificam a liderança. Com três pontos de vantagem sobre Grêmio e Sport, o Galo é o clube com mais vitórias na competição (8), mais gols (26), melhor saldo (14), melhor ataque caseiro (15), melhor ataque como visitante (11) e também o time de melhor campanha atuando fora de casa, com 66,7% de aproveitamento.

A equipe do técnico Levir Culpi é também a com menos cartões amarelos no campeonato (21 após 12 jogos), ao lado do Corinthians, que joga hoje. Além disso, o Galo é o clube que levou menos cartões amarelos por reclamações nesse Brasileiro. Dos 624 amarelos e 10 vermelhos distribuídos pelos árbitros até essa 12ª rodada, apenas um foi para o Atlético-MG. E justamente na primeira rodada, com o lateral-esquerdo Pedro Botelho.

Por outro lado, o Avaí lidera essa estatística negativa com 16 amarelos. Só ontem, na derrota para o Palmeiras por 3 x 0, no Allianz Parque, três jogadores levaram amarelos após protestarem contra a arbitragem (Roberto, Nino Paraíba e André Lima).

Cartões amarelos por reclamação
16 – Avaí
10 – Chapecoense e Vasco
9 – Atlético-PR
8 – Internacional, Santos e São Paulo
7 – Coritiba, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio
6 – Palmeiras
5 – Figueirense, Flamengo e Ponte Preta
4 – Goiás e Joinville
2 – Corinthians
1 – Atlético-MG