Futebol em Números

Dagoberto e Luis Fabiano entre os mais amarelados por reclamações

Rodolfo Rodrigues

Após 15 rodadas, os árbitros distribuíram 166 cartões amarelos e 12 vermelhos por reclamações contra o trio de arbitragem nas 150 partidas realizadas. São então 178 cartões por reclamações dos 799 cartões distribuídos no Brasileirão (22,3%).

O Avaí é o clube com mais que mais levou cartões por reclamações na série A. Foram 19 amarelos e um vermelho (é também o time que mais levou cartões amarelos). Depois do Avaí, aparecem o Vasco (14), Coritiba (13), Atlético-PR, Chapecoense e Santos (12), na lista dos clubes com mais amarelos por reclamações. Atlético-MG (líder) e Corinthians (vice-líder) são os clubes que menos levaram cartões dessa maneiro (apenas dois cada).

Entre os jogadores, vários são reincidentes nas reclamações. Os atacantes Biro Biro (Ponte Preta) e André Lima (Avaí) são os campeões até agora com quatro amarelos cada por reclamação. Em seguida, com três cartões, aparecem oito jogadores. Entre eles, os atacantes Luis Fabiano e Dagoberto, que recebeu seu terceiro ontem na goleada sofrida para o Palmeiras por 4 x 1.

Jogadores com mais cartões por reclamação contra a arbitragem no Brasileirão de 2015 (até a 15ª rodada)

4 cartões
André Lima (atacante, Avaí)
Biro Biro (atacante, Ponte Preta)

3 cartões
Weverton (goleiro, Atlético-PR)
Roberto (atacante, Avaí)
Roger (atacante, Chapecoense)
Anderson (meia, Internacional)*
David Braz (zagueiro, Santos)*
Lucas Lima (meia, Santos)
Luis Fabiano (atacante, São Paulo)
Dagoberto (atacante, Vasco)

* Uma expulsão