Futebol em Números

Vasco é o mais beneficiado com pênaltis “bola na mão”

Rodolfo Rodrigues

Na penúltima rodada (30ª), o Vasco deixou o Maracanã revoltado com a arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro, que marcou um pênalti de Rodrigo depois de a bola bater em seu braço a favor da Chapecoense aos 40 minutos do segundo tempo. Além disso, os vascaínos reclamaram muito de um toque na mão de Tiago Luís.

Hoje, porém, contra o São Paulo, pela 31ª rodada, o Vasco foi beneficiado pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), que marcou um pênalti a favor após a bola ter tocado involuntariamente no braço do lateral esquerdo Matheus Reis, que foi ainda expulso. Esse foi o quarto pênalti dessa maneira no campeonato marcado a favor do Vasco. Assim, o lanterna do Brasileirão lidera o ranking dos pênaltis marcados após o toque no involuntário no braço.

Dos 77 pênaltis marcados no Brasileirão até a 31ª rodada, 20 foram após a bola bater no braço ou na mão de algum jogador. Desses, quatro a favor do Vasco.

Clubes que mais receberam pênaltis após a bola bater na mão:
Vasco (4)
Goiás, Ponte Preta, Santos e São Paulo (2)
Avaí, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Figueirense, Flamengo e Grêmio (1)
Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Joinville, Palmeiras e Sport (0)

Por outro lado, os clubes que mais foram prejudicados com essa orientação absurda da Comissão de Arbitragem foram Palmeiras e São Paulo, que cometeram três pênaltis cada.

Clubes que mais cometeram pênaltis após a bola bater na mão:
Palmeiras e São Paulo (3)
Atlético-PR, Avaí, Figueirense, Flamengo, Fluminense e Vasco (2)
Grêmio e Sport (1)

Tags : Vasco