Fim de semana em números
Rodolfo Rodrigues
Este último fim de semana foi marcado por grandes jogos nas principais ligas europeias, por dois clássicos importantes aqui no Brasil e marcas importantes. Vamos lá:
Itália
No duelo entre líder e vice-líder, a Juventus bateu o Napoli por 1 x 0 no sábado e assumiu a primeira colocação. Foi a 15ª vitória consecutiva da Juventus na Série A. Faltam apenas dois jogos para o time do técnico Massimiliano Allegri alcançar o recorde da Internazionale de 2006/07, que ganhou 17 jogos consecutivos. No Brasil, o recorde é do São Paulo, em 2002, que ganhou 10 partidas seguidas.
França
O PSG apenas empatou com o Lille por 0 x 0 no sábado e encerrou uma sequência de 17 vitórias consecutivas no Francês. Ainda assim, o time segue folgado na liderança com 70 pontos, 24 a mais do que o Monaco, que empatou com o Saint-Ettine com gol de Vágner Love, o primeiro com a camisa do novo time. Invicto no francês após 26 rodadas, o PSG tem ainda o artilheiro do campeonato, Ibrahimovic, com 21 gols.
Inglaterra
O Arsenal venceu de virada o líder Leicester, e agora está a dois pontos da 1ª colocação. Porém, o time de Arsene Wenger ocupa a 3ª posição, já que o seu rival de Londres, o Tottenham, bateu o Manchester City fora de casa por 2 x 1. Leicester lidera com 53, seguido por Tottenham e Arsenal (51) e pelos dois Manchester, que perderam na rodada: City (47) e United (41). Chelsea e Liverpool golearam, mas seguem na 8ª e 12ª colocação respectivamente.
Alemanha
Com dois gols, o atacante Lewandowski, do Bayern Munique, assumiu a artilharia da Bundesliga. Com 21 gols, o polonês tem agora um a mais do que Aubameyang, do Borussia Dortmund. Thomas Muller, que marcou 2 gols na vitória por 3 x 0 sobre o Augsburg, tem 15 gols. A dupla do Bayern, com 36 gols, superou o recorde da dupla Gerd Müller e Uli Hoeness, que na temporada 1972/73 marcou 35 gols.
Portugal
No clássico realizado na sexta-feira, o Porto venceu o Benfica de virada, fora de casa, por 2 x 1, e entrou na briga pelo título. Agora com 49 pontos, tem 3 a menos que o Benfica e seis a menos do que o líder Sporting, do meia Bruno César, que venceu o Nacional por 4 x 0 fora de casa na rodada. O brasileiro Jonas, do Benfica, ex-Santos e Grêmio, é o artilheiro do campeonato com 23 gols.
Espanha
Barcelona e Real Madrid, como de costume, golearam na rodada. No sábado, o Real bateu o Athletic Bilbao por 4 x 2, com dois gols de Cristiano Ronaldo, novo vice-artilheiro do Espanhol com 21 gols. Ontem, o Barcelona venceu o Celta por 6 x 1, com 3 gols de Suárez, artilheiro com 23 gols. Messi, de falta, fez seu 299º gol em Campeonato Espanhóis. O brasileiro Neymar, líder em assistências na Liga (11), marcou seu 80º gol pelo clube. O Barça chegou também ao seu 30º sem derrota (recorde na história).
Campeonato Paulista
O Corinthians venceu o São Paulo por 2 x 0 e manteve seu aproveitamento de 100% sobre o rival em seu novo estádio. Desde 2014, foram 4 vitórias em 4 jogos (3 x 2, 2 x 0, 6 x 1 e 2 x 0). O time do técnico Tite é o único 100% também no Paulistão de 2016, com 4 vitórias. O Palmeiras, que perdeu no sábado, tem sua pior arrancada desde 2001 (apenas 5 pontos em 4 jogos).
Campeonato Carioca
O Vasco venceu o Flamengo por 1 x 0, com gol do zagueiro Rafael Vaz no último minuto. Foi o primeiro revés da equipe do técnico Muricy Ramalho. Já o Vasco, acumula 7 partidas sem derrotas para o rival. Desde o Carioca de 2015, são cinco vitórias e dois empates.