Futebol em Números

Fim de semana em números

Rodolfo Rodrigues

Este último fim de semana foi marcado por grandes jogos nas principais ligas europeias, por dois clássicos importantes aqui no Brasil e marcas importantes. Vamos lá:

Itália
No duelo entre líder e vice-líder, a Juventus bateu o Napoli por 1 x 0 no sábado e assumiu a primeira colocação. Foi a 15ª vitória consecutiva da Juventus na Série A. Faltam apenas dois jogos para o time do técnico Massimiliano Allegri alcançar o recorde da Internazionale de 2006/07, que ganhou 17 jogos consecutivos. No Brasil, o recorde é do São Paulo, em 2002, que ganhou 10 partidas seguidas.

França
O PSG apenas empatou com o Lille por 0 x 0 no sábado e encerrou uma sequência de 17 vitórias consecutivas no Francês. Ainda assim, o time segue folgado na liderança com 70 pontos, 24 a mais do que o Monaco, que empatou com o Saint-Ettine com gol de Vágner Love, o primeiro com a camisa do novo time. Invicto no francês após 26 rodadas, o PSG tem ainda o artilheiro do campeonato, Ibrahimovic, com 21 gols.

Inglaterra
O Arsenal venceu de virada o líder Leicester, e agora está a dois pontos da 1ª colocação. Porém, o time de Arsene Wenger ocupa a 3ª posição, já que o seu rival de Londres, o Tottenham, bateu o Manchester City fora de casa por 2 x 1. Leicester lidera com 53, seguido por Tottenham e Arsenal (51) e pelos dois Manchester, que perderam na rodada: City (47) e United (41). Chelsea e Liverpool golearam, mas seguem na 8ª e 12ª colocação respectivamente.

Alemanha
Com dois gols, o atacante Lewandowski, do Bayern Munique, assumiu a artilharia da Bundesliga. Com 21 gols, o polonês tem agora um a mais do que Aubameyang, do Borussia Dortmund. Thomas Muller, que marcou 2 gols na vitória por 3 x 0 sobre o Augsburg, tem 15 gols. A dupla do Bayern, com 36 gols, superou o recorde da dupla Gerd Müller e Uli Hoeness, que na temporada 1972/73 marcou 35 gols.

Portugal
No clássico realizado na sexta-feira, o Porto venceu o Benfica de virada, fora de casa, por 2 x 1, e entrou na briga pelo título. Agora com 49 pontos, tem 3 a menos que o Benfica e seis a menos do que o líder Sporting, do meia Bruno César, que venceu o Nacional por 4 x 0 fora de casa na rodada. O brasileiro Jonas, do Benfica, ex-Santos e Grêmio, é o artilheiro do campeonato com 23 gols.

Espanha
Barcelona e Real Madrid, como de costume, golearam na rodada. No sábado, o Real bateu o Athletic Bilbao por 4 x 2, com dois gols de Cristiano Ronaldo, novo vice-artilheiro do Espanhol com 21 gols. Ontem, o Barcelona venceu o Celta por 6 x 1, com 3 gols de Suárez, artilheiro com 23 gols. Messi, de falta, fez seu 299º gol em Campeonato Espanhóis. O brasileiro Neymar, líder em assistências na Liga (11), marcou seu 80º gol pelo clube. O Barça chegou também ao seu 30º sem derrota (recorde na história).

Campeonato Paulista
O Corinthians venceu o São Paulo por 2 x 0 e manteve seu aproveitamento de 100% sobre o rival em seu novo estádio. Desde 2014, foram 4 vitórias em 4 jogos (3 x 2, 2 x 0, 6 x 1 e 2 x 0). O time do técnico Tite é o único 100% também no Paulistão de 2016, com 4 vitórias. O Palmeiras, que perdeu no sábado, tem sua pior arrancada desde 2001 (apenas 5 pontos em 4 jogos).

Campeonato Carioca
O Vasco venceu o Flamengo por 1 x 0, com gol do zagueiro Rafael Vaz no último minuto. Foi o primeiro revés da equipe do técnico Muricy Ramalho. Já o Vasco, acumula 7 partidas sem derrotas para o rival. Desde o Carioca de 2015, são cinco vitórias e dois empates.