Futebol em Números

Atlético Nacional-COL surge como forte candidato na Libertadores

Rodolfo Rodrigues

Campeão do Torneio Finalización de 2015, o Atlético Nacional de Medellín se tornou o clube com mais títulos nacionais na história do futebol colombiano, com 15 conquistas, uma a mais do que o Millonários e duas a mais do que o América de Cali.

O técnico Reinaldo Rueda, que já comandou a seleção colombiana entre 2004 e 2006 e que levou Honduras para a Copa do Mundo de 2010 e Equador a de 2014, foi quem levou o time ao título nacional em 2015 e o responsável por montar a equipe que vem destacando nesse início de Libertadores.

Até agora, em três jogos pelo grupo 4, o Atlético Nacional venceu todas e ainda não sofreu gol. Bateu o Huracán, na Argentina, por 2 x 0, passou fácil pelo Sporting Cristal-PER na segunda rodada (3 x 0) e ontem venceu o Peñarol-URU por 2 x 0, em casa, jogando um grande futebol.

O time de Reinaldo Rueda vem mostrando um futebol ofensivo e ao mesmo tempo muito seguro na defesa. Na estreia, contra o Huracán, deu 16 chutes a gol contra 10 do time argentino e teve mais posse de bola (60% a 40%). Contra o Sporting Cristal, foram novamente 16 chutes a gol (contra 4 dos peruano) e 66% a 34% na posse de bola. Ontem, contra o Peñarol-URU, o Nacional de Medellín foi ainda melhor. Foram 17 chutes a gol contra apenas 3 dos uruguaios e 74% contra 26% na posse de bola.

Jogando no 4-2-3-1, o Atlético Nacional, único time com três vitórias em três jogos nessa Libertadores, tem como destaques alguns jogadores jovens, como o zagueiro Davinson Sánchez, de 19 anos, e o veloz e habilidoso atacante Marlos Moreno, também de 19 anos, que já marcou 3 gols e deus 2 assistências nessa Libertadores.

Outros bons nomes do elenco são o goleiro argentino Franco Armani, no clube desde 2010; o lateral direito Bocanegra, de 29 anos, que vem sendo convocado na seleção colombiana; o zagueiro Alexis Henríquez, campeão da Libertadores de 2004 pelo Once Caldas; o volante Alexandre Mejía, titular da seleção colombiana; o meia venezuelano Alejandro Guerra; o rápido atancante Jonathan Copete, ex-Vélez Sarsfield-ARG; e o centroavante Victor Ibarbo, ex-Cagliari-ITA, Roma-ITA e Watford-ING.

Além disso, o elenco do time ainda conta com os experientes Shermán Cárdenas, que jogou no Atlético-MG em 2015; e o meia McNelly Torres, da seleção colombiana, ex-Colo-Colo-CHI e que já foi pretendido pelo Palmeiras.

No Campeonato Colombiano de 2016, o Atlético Nacional é o atual vice-líder com cinco vitórias e uma derrota em seis jogos, um ponto atrás do Junior Barranquilla, que tem um jogo a mais.

Campeão da Libertadores de 1989, na época com o folclórico goleiro René Higuita, e vice-campeão em 1995, o Atlético Nacional surge como forte candidato ao título dessa Libertadores de 2016. Brasileiros e argentinos que fiquem de olho.