Futebol em Números

Mais um estranho apagão de Messi

Rodolfo Rodrigues

Melhor jogador do mundo em 2015, eleito pela Fifa pela quarta vez, o argentino Lionel Messi vem fazendo uma temporada apenas uma boa temporada dentro do seu padrão ''acima da média'' entre mortais da bola. Até aqui, em 42 jogos, marcou 37 gols e deu 15 assistências. Em 2012, marcou 73 gols. Ano passado, quando foi novamente o melhor do mundo, anotou 58.

Hoje, na eliminação para o Atlético de Madri, nas quartas de final da Liga dos Campeões, Messi pouco fez. Assim como no jogo de ida, semana passada, no Camp Nou. O argentino chegou a marca de 5 jogos sem marcar gol pelo Barcelona, algo que não ocorria desde 2009. Além disso, passou em branco também nas assistências nas últimas partidas (feito inédito na carreira somando gols e assistências).

E a queda de rendimento de Messi foi crucial para o Barcelona. Nesses últimos cinco jogos, o time, que vinha de 39 partidas sem derrota na temporada, perdeu em casa para o Real Madrid, empatou com o Villarreal e perdeu para o Real Sociedad pelo Campeonato Espanhol, embolando a disputa pelo título. Na Liga dos Campeões, o apagão de Messi em jogos de mata-mata mostram que quando o craque está mal, o clube não vai.

Nas sete eliminações do Barcelona na Liga dos Campeões desde a era Messi, em todas ele não marcou gols nos mata-matas. Em 2007, diante do Liverpool-ING, em 2008; diante do Manchester United-ING; em 2010, diante da Internazionale-ITA; em 2012, diante do Chelsea-ING; em 2013, diante do Bayern Munique-ALE; e em 2014 e 2016 contra o Atlético de Madri-ESP. Curiosamente em 14 jogos de mata-matas contra essas equipes, quando o Barcelona foi eliminado, Messi passou em branco e só deu uma única assistência, contra o Chelsea, em 2012.

Campeoníssimo, Messi já venceu 4 Liga dos Campeões, 3 Mundiais de Clubes, 3 Supercopas Europeias, 7 Campeonatos Espanhóis, 3 Copas da Espanha, 6 Supercopas da Espanha e 1 Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 2008. Porém, incrivelmente, o craque sofre alguns apagões inexplicáveis. Foi assim em maioria de seus jogos em Copas do Mundo. Em 2006, ainda era jovem, tudo bem. Mas em 2010, não marcou gol em 5 jogos. Em 2014, fez gols só na primeira fase, contra Bósnia, Irã e Nigéria. Nos mata-matas, contra Suíça, Bélgica, Holanda e Alemanha, também não marcou. Na final da Copa, aliás, jogou muito abaixo do esperado.

Assim como em suas participações na Copa América. Pelo torneio sul-americano, em 16 jogos, tem apenas 3 gols. Nas finais de 2007, contra o Brasil, e 2015, contra o Chile, rendeu quase nada e viu a Argentina ficar com o vice-campeonato. Na edição de 2011, na própria Argentina, não marcou gol em quatro jogos, e viu sua seleção ser eliminada pelo Uruguai nas quartas.

Tags : Messi