Futebol em Números

Leicester e as zebras do século XXI

Rodolfo Rodrigues

Campeão inglês pela primeira vez, o pequeno Leicester tornou-se o sexto clube a vencer a torneio desde o início da era da Premier League, em 1992/93. Desde então, apenas o Manchester United (13 vezes, todas com o técnico Alex Ferguson), Chelsea (4), Arsenal (2), Manchester City (2) e Blackburn (1), venceram o inglês.

No século XXI, o Leicester é a grande zebra na lista de campeões ingleses. Desde 2001, em 16 edições, o Manchester United levou sete taças. O Chelsea ficou com quatro títulos, enquanto City e Chelsea com dois cada.

Pela Europa, neste século, foram poucos os casos em que os pequenos derrubaram os grandes nos campeonatos nacionais. Na França, que já contou com a hegemonia do Lyon (heptcampeão) e do Paris Saint-Germain (atual tetracampeão), a grande zebra foi o Montpellier, em 2011/12. O Lille, campeão em 2011/12 também surpreendeu, sendo campeão depois de 57 anos.

Na Alemanha, em 16 edições, o Bayern Munique venceu 9 e está muito próximo da 10ª taça. O Borussia Dortmund ganhou três edições, o Stuttgart uma (em 2007, quando conquistou a Bundesliga pela quinta vez na história). A grande surpresa no século XXI foi o título do Wolfsburg, em 2008/09.

Na Itália, não houve zebra. A Juventus ganhou sete títulos no século (e ainda teve dois revogados por conta dos escândalos de corrupção). A Internazionale conquistou cinco títulos, o Milan dois e a Roma levou um.

Em Portugal, a grande surpresa foi o Boavista, campeão em 2000/01. O clube foi apenas o quinto a vencer o Campeonato Português depois do trio de gigantes do país Benfica, Porto e Sporting e do Belenenses, campeão em 1946. No século XXI, o Porto foi campeão nove vezes, o Benfica quatro (e está próximo de ganhar o de 2015/16), e o Sporting uma vez.

Na Espanha, o Barcelona ficou com sete títulos no século (e caminha para vencer o oitavo). O Real Madrid foi campeão cinco vezes. O Valencia levou duas vezes a taça, enquanto o Atlético de Madri ganhou uma. Por lá, a última zebra foi o La Coruña, campeão em 1999/00.

Na Escócia, o Celtic venceu 11 vezes e está próximo de ganhar o 12ª título no século. Já o Rangers, que faliu e acabou rebaixado para a quarta divisão, ganhou cinco vezes o campeonato nacional.

Na Turquia, a zebra do século foi o Bursaspor, que venceu o campeonato em 2009/10 pela primeira vez na história. Os três maiores times do países levaram os demais campeonatos: Galatasaray (seis vezes), Fenerbahçe (seis vezes) e Besiktas (duas).

Na Holanda, dois pequenos surpreenderam nesse século: o AZ Alkmaar, campeão em 2008/09 (dirigido por Van Gaal) e o Twente, campeão em 2009/10. O PSV Eindhoven foi campeão sete vezes e o Ajax outras seis vezes.

No Brasil, a grande supresa foi o Atlético-PR, campeão em 2001. Depois dele, os maiores campeões brasileiros no século XXI foram: Corinthians, Cruzeiro e São Paulo (três vezes cada), Fluminense e Santos (duas) e Flamengo (uma).

Na Argentina, que teve dois campeões por ano até 2014, os maiores campeões foram: Boca Juniors (7), River Plate e Vélez Sarsfield (5), San Lorenzo (3), Estudiantes, Newell's Old Boys e Racing (2), Argentinos Juniors e Independiente (1). Enquanto isso, os pequenos Arsenal (Clausura 2012), Banfield (Apertura 2009) e Lanús (Apertura 2007) ganharam o torneio pela primeira vez.