Futebol em Números

Corinthians de Tite só ganhou um jogo fora em mata-matas da Libertadores

Rodolfo Rodrigues

Ao empatar por 2 x 2 com o Nacional-URU, ontem, em jogo das oitavas de final da Libertadores, o Corinthians acabou eliminado mais uma vez num torneio de mata-mata. Foi a quinta vez em seu novo estádio, inaugurado em 2014. Sob o comando do técnico Tite, essa foi a quarta eliminação do time no torneio, sendo a terceira em casa.

Em 2011, o Corinthians acabou eliminado pelo Tolima-COL, ainda na pré-Libertadores. Em 2013, 2015 e 2016, foi eliminado nas oitavas de final, todas em casa. Na primeira, em 2013, pelo Boca Juniors-ARG. Em 2015 e 2016, na Arena Corinthians, para o Guaraní-PAR e para o Nacional-URU.

Com o técnico Tite, que dirigiu o clube nas edições de 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016, o Corinthians conseguiu vencer apenas um jogo fora de casa em mata-mata (contra o Santos, na semifinal de 2012, jogando na Vila Belmiro, por 1 x 0, gol de Emerson Sheik).  Em nove jogos, o time empatou cinco e perdeu outros dois. Além disso, marcou apenas 3 gols jogando como visitante e acabou sofrendo 7 gols. Fora do Brasil, só perdeu ou empatou.

O fraco desempenho como visitante no primeiro jogo dos mata-matas foi crucial para a eliminação precoce do time nos últimos anos. Em 2013, perdeu para o Boca Juniors-ARG na Bombonera por 1 x 0. No jogo de volta, no Pacaembu, levou um gol cedo de Riquelme e depois conseguiu marcar apenas um dos três gols que precisava. Em 2015, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Corinthians jogou mal e perdeu por 2 x 0 para o Guaraní-PAR. Na volta, na Arena Corinthians, não teve forças para marcar e ainda sofreu um gol no finalzinho do jogo, sendo derrotado novamente (1 x 0). Agora, em 2016, teve novamente um desempenho ruim como visitante diante do Nacional-URU, não acertando uma finalização no gol adversário. E como em 2013, levou um gol cedo no jogo de volta e acabou eliminado após o empate por 2 x 2.

No geral, em todas as suas passagens pelo clube, Tite tem um retrospecto positivo em mata-matas, vencendo 16 e perdendo 10. Na Copa do Brasil, venceu um mata-mata (Luverdense-MT) e perdeu dois (Grêmio e Santos (casa)). O time perdeu para a Luverdense, empatou com o Grêmio e perdeu para o Santos.

No Paulistão, foram 11 mata-matas, com sete vitórias e quatro eliminações (três em casa – Ponte Preta, Palmeiras e Audax). Tite ganhou o Paulistão em 2013 e perdeu a final em 2011, para o Santos, na Vila. Nesses 11 mata-matas, o Corinthians jogou quatro jogos fora de casa (perdeu um, empatou dois e ganhou um).

Na Libertadores, foram cinco vitórias em mata-matas e quatro eliminações (Tolima, fora, e três em casa – Boca Juniors, Guaraní-PAR e Nacional-URU).

Além disso, venceu o São Paulo na Recopa Sul-Americana de 2013 e os dois jogos no Mundial de Clubes de 2012.