Futebol em Números

Atlético-MG é o time que mais venceu o São Paulo em Libertadores

Rodolfo Rodrigues

O duelo brasileiro nas quartas de final da Libertadores, entre Atlético-MG e São Paulo, que começa hoje, no Morumbi, vem carregado de história. Os clubes, que fizeram a decisão do Brasileirão de 1977 (com vitória do Tricolor nos pênaltis sobre o invicto Galo), se enfrentarão pela 9ª vez na Libertadores.

Nenhum outro duelo brasileiro ocorreu tantas vezes na história da competição sul-americana (Palmeiras e São Paulo já jogaram oito vezes). Ate hoje, em oito jogos, realizados em 1972, 1978 e 2013, o Atlético-MG soma quatro vitórias, o São Paulo apenas uma, além de outros três empates. Nenhum clube na história venceu tantas vezes o São Paulo pela Libertadores. O Tricolor, clube brasileiro que mais disputou a Libertadores, com 177 jogos, já enfrentou 60 clubes. Desses, só o Galo já o venceu quatro vezes. Além disso, o clube mineiro é o único que já ganhou duas vezes do Tricolor no Morumbi pela Libertadores.

Em 1972, São Paul0 e Atlético-MG se enfrentaram pela primeira fase. O Galo, como campeão brasileiro e estreante, acabou eliminado logo na fase de grupos. O São Paulo, classificado, no grupo que tinha ainda Olimpia e Cerro Porteño, ambos do Paraguai, chegou à fase semifinal, mas foi eliminado pelo Independiente-ARG. Na fase de grupos, São Paulo e Atlético-MG empataram duas vezes (2 x 2, no Mineirão, e 0 x 0, no Morumbi).

Em 1978, também na primeira fase, os times empataram por 1 x 1, no Mineirão, e depois, no Morumbi, deu Galo: 2 x 1. O Atlético-MG acabou classificado, mas depois caiu na fase semifinal para o Boca Juniors-ARG.

Já em 2013, Galo e São Paulo jogaram na primeira fase e depois nas oitavas de final. Na primeira fase, deu Atlético-MG no Independência (2 x 1) e depois São Paulo, no Morumbi (2 x 0). A vitória acabou classificando o São Paulo para as oitavas. Mas, no mata-mata, só deu Galo: 2 x 1 no Morumbi e 4 x 1 no Independência. Depois disso, o Atlético-MG passou por Tijuana-MEX, Newell's Old Boys-ARG e Olimpia-PAR para conquistar seu primeiro título da Libertadores.

Campeão em 2005, o São Paulo vem sofrendo também nos mata-matas contra clubes brasileiros na competição. Desde então, foram sete eliminações seguidas: Inter (final de 2006), Grêmio (oitavas de 2007), Fluminense (quartas de 2008), Cruzeiro (quartas de 2009), Inter (semifinal de 2010), Atlético-MG (oitavas de 2013) e Cruzeiro (oitavas de 2015). Nesse período, de 2006 para cá, o São Paulo passou apenas por dois mata-matas contra brasileiros: Palmeiras (oitavas de 2006) e Cruzeiro (oitavas de 2010).

Clubes que mais derrotaram o São Paulo na Libertadores
Atlético-MG (BRA) – 4 vezes (8 jogos)
Cruzeiro (BRA) – 3 vezes (6 jogos)
Independiente (ARG) – 3 vezes (5 jogos)
Chivas Guadalajara (MEX) – 2 vezes (4 jogos)
Internacional (BRA) – 2 vezes (4 jogos)
Newell's Old Boys (ARG) – 2 vezes (4 jogos)
Once Caldas (COL) – 2 vezes (4 jogos)
Peñarol (URU) – 2 vezes (2 jogos)
The Strongest (BOL) – 2 vezes (6 jogos)