Futebol em Números

Corinthians tem a maior invencibilidade caseira da atualidade

Rodolfo Rodrigues

Com a vitória sobre o Santos, ontem, em casa, o Corinthians chegou a marca de 17 jogos sem derrota na temporada atuando como mandante e 26 no total – sua última derrota foi no dia 27 de agosto de 2015, justamente contra o Santos.

Entre os 20 clubes da Série A, essa é a maior sequência sem derrota, já que o Santos, que perdeu no último domingo para o Inter, vinha com uma invencibilidade caseira de 29 jogos.

Desde que inaugurou seu estádio, no dia 14 de maio de 2014, há dois anos, o Corinthians já disputou 70 partidas em casa, com 52 vitórias, 14 empates e apenas 4 derrotas. Depois da derrota no jogo de estreia, contra o Figueirense, o Corinthians ficou 32 jogos sem derrota, até perder para o Guaraní-PAR, na Libertadores de 2015. Agora, faltam seis jogos para o alvinegro igualar essa invencibilidade caseira. No Brasil, o recorde de partidas sem derrota em casa é do Goiás, que ficou 49 jogos sem perder entre 2011 e 2013. Em um só estádio, a maior invencibilidade caseira é a do Palmeiras, que ficou 68 sem derrota entre 1985 e 1990 no Parque Antártica. Naquele período, porém, o alviverde disputava os principais jogos e clássicos no Pacaembu e no Morumbi.

Entre os 20 clubes da Série A, além do Corinthians, apenas o Vitória não perdeu jogando em casa em 2016. O time baiano, porém, só disputou partidas do campeonato estadual antes do início do Brasileirão. Outro time que não perdeu em casa ainda na temporada é o Vasco, que está na Série B. Em 15 jogos, o time carioca venceu 10 e empatou cinco. Contanto os dois últimos jogos que não perdeu em 2015, o Vasco já acumula 17 partidas sem derrota em casa.

Maiores invencibilidades caseiras entre os clubes da Série A:
Corinthians – 26 jogos
Vitória – 10 jogos
Cruzeiro e Internacional – 9 jogos
Atlético-PR e Figueirense – 7 jogos
Palmeiras – 6 jogos
Chapecoense – 4 jogos
Fluminense – 3 jogos
Grêmio – 2 jogos
América-MG, Atlético-MG, Flamengo e São Paulo – 1 jogo