Futebol em Números

São Paulo defende tabu de 33 anos contra Atlético-PR

Rodolfo Rodrigues

Próximo adversário do São Paulo no Brasileirão, o Atlético-PR não vence o Tricolor paulista há 32 anos no Morumbi. A última vitória do Furacão no estádio foi no dia 7 de maio de 1983, quando ganhou por 1 x 0, com gol de Assis. A vitória garantiu a classificação do Atlético-PR para a semifinal do Brasileirão daquele ano. No jogo de ida, os paranaenses também venceram (2 x 1). Na sequência do campeonato, o Atlético-PR acabou sendo eliminado pelo Flamengo, que acabou campeão ao vencer o Santos na decisão.

Desde então, foram realizados mais 17 jogos no Morumbi. Destes, o São Paulo venceu 12 e houve ainda mais cinco empates. O Tricolor paulista marcou 37 gols (não passou um jogo sem marcar) e sofreu 14 gols.

Curiosamente, o longo tabu caseiro do São Paulo se reverte em Curitiba. Como mandante diante do time paulista, o Atlético-PR não perde desde 1982, há 34 anos. O último triunfo são-paulino em Brasileiros por lá foi no dia 28 de fevereiro de 1982. Desde então foram 20 jogos, com 12 vitórias do Atlético-PR e oito empates.

No retrospecto geral, em Brasileiros, o equilíbrio prevalece. Em 43 jogos, foram 14 vitórias do São Paulo, 14 do Atlético-PR e mais 15 empates. O São Paulo, porém, leva pequena vantagem nos gols feitos (57 a 53). No último confronto, em 2015, no Morumbi, deu São Paulo – 1 x 0, gol de Rogério, hoje reserva no time de Edgardo Bauza.