Futebol em Números

Griezmann pode desbancar reinado de C. Ronaldo e Messi

Rodolfo Rodrigues

Artilheiro e grande destaque da Eurocopa, o atacante francês Antoine Griezmann, de 25 anos, tem tudo para poder acabar com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Messi que desde 2008 vêm se revezando como os melhores jogadores do mundo eleitos pela Fifa.

Griezmann vem melhorando seu futebol a cada ano. Nesta temporada 2015/16, o atacante do Atlético de Madri marcou 22 gols no Campeonato Espanhol e levou o time a brigar pelo título nacional até a última rodada. Na Liga dos Campeões, marcou 7 gols, e foi vice-campeão, perdendo a decisão nos pênaltis para o Real Madrid.

Rápido e habilidoso, o francês está avaliado em 30 milhões de euros, mas deverá ser bem valorizado após a Euro. Eleito o melhor jogadores francês em 2015, Griezmann entrou no time ideal da Liga dos Campeões, após ser eleito pela Uefa. E, caso seja campeão, tem tudo para ser escolhido o melhor jogador da Euro 2016. Não é pouco. Desde que a Uefa passou a dar o prêmio ao melhor da Euro, nenhum foi eleito o melhor e também o artilheiro. Quanto menos campeão, artilheiro e melhor jogador. Se a premiação tivesse acontecido nas edições anteriores, certamente gênios Van Basten (em 1988) e Platini (1984) teriam conseguido o mesmo.

Griezmann também poderá ser campeão e estrela da França na Euro como outros grandes ídolos franceses, como Platini em 1984 e Zidane em 2000.

Na luta para ser o melhor jogador do mundo de 2016, Griezmann luta hoje diretamente com Cristiano Ronaldo, artilheiro e campeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e enorme destaque de Portugal na Euro. Se o português ganhar a Euro, dificilmente Griezmann será escolhido o melhor. Mas, diante do atual cenário e do favoritismo francês, a vitória, o título e a artilharia da Euro credenciarão Griezmann. Messi e Suárez, que brilharam com o Barcelona no Espanhol, mas fracassaram na Liga dos Campeões e na Copa América, estão abaixo nessa disputa. Assim como Neymar e Pogba, que não brilhou tanto nessa Euro.

Pretendido pelo Manchester United, de José Mourinho, Griezmann tem chance de ser o primeiro francês depois de Zidane e brigar por esse prêmio da Fifa. Ribery, em 2013, foi eleito o terceiro melhor do mundo, mas ficou bem atrás de Messi e Cristiano Ronaldo.

Tags : Griezmann