Futebol em Números

Recordes e curiosidades da quarta-feira de futebol

Rodolfo Rodrigues

A rodada do futebol de ontem, quarta-feira, 22 de fevereiro, foi empolgante e marcada por alguns feitos importantes.

No Paulistão, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 x 0, em casa, com gol de Jô, quebrando um jejum de seis jogos e dois anos sobre o rival. Foi também a primeira vitória com gol de jogador criado na base do clube desde 2005, quando Rosinei marcou dois gols na vitória por 3 x 1 no dia 10 de julho, pelo Brasileirão. O Dérbi de ontem, o primeiro no ano do centenário, ficou marcado pelo erro grotesco do árbitro Thiago Duarte Peixoto, que expulsou Gabriel. O juiz, o mesmo das duas últimas eliminações do Corinthians no Paulistão, apitou seu sétimo jogo do Corinthians e curiosamente o time não perdeu – cinco vitórias e dois empates.

Na Liga dos Campeões, a Juventus venceu o Porto fora de casa por 2 x 0, no jogo de ida das oitavas de final. O segundo gol do time pelo brasileiro Daniel Alves em seu primeiro toque na bola. O lateral-direito, que já havia marcado na competição por Sevilla e Barcelona, chegou a marca de 94 jogos na Champions, igualando outro lateral brasileiro, Maxwell, hoje no PSG. Ambos figuaram na segunda posição entre os brasileiros com mais jogos na Liga dos Campeões, atrás apenas de mais um lateral, Roberto Carlos, que disputou 120 partidas. Na outra partida, o Sevilla venceu o Leicester por 2 x 1. O atacante Jamie Vardy, de 30 anos, e da seleção inglesa, marcou pela primeira vez em competições europeias.

Na Libertadores, Botafogo e Atlético-PR passaram de novo pela fase eliminatória e garantiram vaga na fase de grupos. Agora, o Brasil tem inéditos    oito participantes entre os 32 da fase de grupos: Grêmio, Chapecoense, Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR.

Na Copa do Brasil, o Cruzeiro aplicou a maior goleada do torneio e despachou o São Raimundo-PA com a vitória por 6 x 0. O atacante Rafael Sóbis marcou 4 gols, algo que não acontecia com um atacante da Raposa desde 2015, quando Willian também marcou 4 gols na vitória sobre o Figueirense por 5 x 1 pelo Brasileirão. Sóbis também igualou o feito de Fred, até então o único jogador da Raposa a marcar 4 gols na Copa do Brasil – na goleada sobre o Sergipe por 7 x 0 em 2015.