Futebol em Números

42 seleções brigam por 19 vagas na Copa do Mundo de 2018

Rodolfo Rodrigues

Após mais uma dia de jogos nas Eliminatórias, mais três seleções garantiram presença na Copa do Mundo de 2018: Espanha, Nigéria e Costa Rica. Agora, já são 13 países classificados para o próximo mundial. Além desses três, já tinham garantido vaga a Rússia (país-sede), Brasil, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, México, Bélgica, Alemanha e Inglaterra. Dessas, apenas a Arábia Saudita não esteve na última Copa, no Brasil.

Das 209 seleções que entraram nas Eliminatórias (a Rússia não participou por ser a anfitriã), 12 já conseguiram sua classificação, 42 seguem nas disputa e 155 já foram eliminadas. Entre elas, 26 que já jogaram Copa do Mundo (Áustria, Bulgária, Hungria, Israel, Noruega, República Tcheca, Romênia, Turquia, Bolívia, Equador, Canadá, Cuba, El Salvador, Haiti, Jamaica, Trinidad e Tobago, China, Coreia do Norte, Emirados Árabes, Indonésia, Iraque, Kuwait, Angola, Argélia, Camarões e Togo). Das 32 seleções que estiveram no Brasil em 2014, apenas três não têm mais chances de ir ao Mundial da Rússia: Argélia, Camarões e Equador.

A Argentina, duas vezes campeão mundial (1978 e 1986) e atual vice-campeã, corre risco de não ir à Copa, assim como a Holanda, vice-campeão de 2010 e terceira colocada em 2014. E das 39 seleções que ainda têm chance de ir à Copa da Rússia, oito podem fazer a estreia: Burkina Faso, Cabo Verde, Uganda, Montenegro, Islândia, Síria e Panamá.Confira quem ainda tem chance de ficar com as 19 vagas restantes para a Copa do Mundo de 2018:
Oceania (0,5 vaga)
11 participantes
0 classificados para a Copa
1 com chance (Nova Zelândia)
10 eliminados
A Nova Zelândia vai jogar a repescagem contra o 5º da Conmebol (América do Sul) nos dias 6 e 14 de novembro.

Ásia (4,5 vagas)
46 participantes
4 classificados para a Copa (Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão e Irã)
2 com chance (Austrália e Síria)
40 eliminados
– No jogo de ida da repescagem da Eliminatória Asiática, Síria e Austrália empataram por 1 x 1. A volta será no dia 10 de outubro na Austrália. O vencedor pegará o 4º da Concacaf nos dias 6 e 14 de novembro. 

Concacaf (3,5 vagas)
35 participantes
2 classificado para a Copa (Costa Rica e México)
3 com chance (Estados Unidos, Honduras e Panamá)
30 eliminados
– Estados Unidos e Honduras têm 12 pontos e Panamá 10. Na última rodada, dia 9 de outubro, jogam Panamá x Costa Rica, Honduras x México e Trinidad Tobago x Estados Unidos. O 3º colocado (hoje os EUA), garante vaga direta na Copa. O 4º colocado vai para a repescagem contra o vencedor de Austrália x Síria, da repescagem asiática.

África (5 vagas)
53 participantes
1 classificado para a Copa (Nigéria)
11 com chance (Tunísia, RD Congo, Marrocos, Costa do Marfim, Senegal, Burkina Faso, Cabo Verde, África do Sul, Egito, Uganda e Gana)
41 eliminados
– No Grupo A, Tunísia tem 13 pontos e a República Democrática do Congo, ex-Zaire, tem 10 pontos. Na última rodada, Tunísia pega a Líbia em casa, precisando do empate. Já a RD Congo pega Guiné em casa, precisando vencer e torcer por um tropeço da Tunísia.
No Grupo C, Marrocos tem 9 pontos e Costa do Marfim 8 pontos. Na última rodada, Costa do Marfim recebe o Marrocos em casa.
No Grupo D, Senegal tem 8 pontos, Burkina Faso e Cabo Verde têm 6 e a África do Sul tem 4 pontos. Restam ainda três jogos: Burkina Faso x Cabo Verde, África do Sul x Senegal e Senegal x África do Sul.
No Grupo E, Egito tem 9 pontos, Uganda 8 e Gana 6. Restam ainda três jogos: Egito x Congo (amanhã), Congo x Uganda e Gana x Egito. Uma vitória do Egito amanhã já garante o país na Copa.

América do Sul (4,5 vagas)
10 participantes
1 classificado para a Copa (Brasil)
6 com chance (Uruguai, Colômbia, Chile, Peru, Argentina e Paraguai)
3 eliminados
– Classificação atual:
1º Brasil 38
2º Uruguai 28 (+10 de saldo, 28 gols pró)
3º Chile 26 (+ 2 de saldo, 26 gols pró)
4º Colômbia 26 (+ 2 de saldo, 20 gols pró)
5º Peru 25 (+ 1 de saldo, 26 gols pró)
6º Argentina 25 (+ 1 de saldo, 16 gols pró)
7º Paraguai 24 (-5 de saldo, 19 gols pró)
8º Equador 20
9º Bolívia 14
10º Venezuela 9
Próximos jogos, dia 10 de outubro: Brasil x Chile, Equador x Argentina, Paraguai x Venezuela, Peru x Colômbia e Uruguai x Bolívia.
– Um empate do Uruguai, em casa, sobre a Bolívia, garante a Celeste na Copa. Uma derrota pode deixar o Uruguai na repescagem
– A Argentina precisa vencer o Equador fora de casa para ir à Copa. Um empate pode levar a seleção à repescagem ou até à Copa, desde que Chile perca para o Brasil, o Peru para a Colômbia e o Paraguai não vença a Venezuela em casa. Uma derrota em Quito só salva a Argentina caso o Paraguai não vença e o Peru perca para a Colômbia por uma diferença de gols maior do que a da Argentina na última rodada).
– Se o Paraguai vencer a Venezuela, em casa, está na Copa. Chile, Colômbia e Peru podem ir à Copa ou à repescagem com empates. 

Europa (13 vagas + Rússia, país-sede)
54+1 participantes
4+1 classificado para a Copa (Alemanha, Bélgica, Espanha e Inglaterra + Rússia)
19 com chance (França, Suécia, Holanda, Suíça, Portugal, Sérvia, País de Gales, Irlanda, Polônia, Dinamarca, Montenegro, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Bósnia e Herzegovina, Islândia, Croácia e Ucrânia)
31 eliminados
– Classificação do Grupo A: 1º França 20, 2º Suécia 19, 3º Holanda 16. Na última rodada, a França pega a Belarus em casa precisando de uma vitória para garantir a vaga direta. Empate ou derrota serve em caso de empate ou derrota da Suécia. A Holanda precisa vencer a Suécia por 7 gols de diferença para ir à repescagem.
Classificação do Grupo B: 1º Suíça 27, 2º Portugal 24. Portugal pega a Suíça em casa precisando de uma vitória simples para ir direto à Copa do Mundo.
– Grupo C: Alemanha classificada e Irlanda do Norte com boas chances de ir para a repescagem. Pega a Noruega na última rodada fora de casa. Vitória simples garante vaga na repescagem.
– Classificação do Grupo D: 1º Sérvia 18, 2º País de Gales 17, 3º Irlanda 16. Na última rodada, Sérvia pega a Geórgia, em casa, precisando de uma vitória simples para ir à Copa. País de Gales e Irlanda se enfrentam em Cardiff, com os donos da casa precisando do empate para ir à repescagem.
– Classificação do Grupo E: 1º Polônia 22, 2º Dinamarca 19, 3º Montenegro 16. Na última rodada
a Dinamarca pega a Romênia, em casa, e a Polônia pega Montenegro em casa.
– Classificação do Grupo F: 1º Inglaterra (classificada) 23, 2º Escócia 17, 3º Eslováquia 15, 4º Eslovênia 14. Na última rodada, a Eslováquia pega Malta, em casa, e a Eslovênia recebe a Escócia.
– Classificação do Grupo G: 1º Espanha (classificada) 25, 2º Itália (classificada para a repescagem) 20.
– Classificação do Grupo H: 1º Bélgica (classificada) 25, 2º Grécia 16, 3º Bósnia e Herzegovina 14. Na última rodada, jogam Estônia x Bósnia e Grécia x Gibralar.
– Classificação do Grupo I: 1º Islândia 19, 2º Croácia 17, 3º Ucrânia 17. Na última rodada, jogam Islândia x Kosovo e Ucrânia x Croácia.