Tite e sua busca pela perfeição no Corinthians
Rodolfo Rodrigues
Campeão Brasileiro de 2015 com a melhor campanha desde que o campeonato passou a ser disputado com 20 clubes, o Corinthians do técnico Tite ficou próximo de bater outros recordes na brilhante conquista (melhor saldo, melhor mandante e melhor aproveitamento na era dos pontos corridos).
Campeão invicto da Libertadores com o Corinthians em 2012, Tite vem adotando um filosofia de trabalho que busca a perfeição em todos os aspectos. Nem sempre consegue, mas cobra isso insistentemente do seu elenco. Para tanto, procura dar espaço para os reservas, estimula a competitividade limpa dentro do elenco e cobra muito de todos.
O resultado em 2016 vem surpreendendo, como o próprio técnico diz, mas mesmo assim Tite quer mais. Após a vitória por 3 x 0 sobre o São Bernardo, ontem, fora de casa, o Corinthians fechou a 11ª rodada como o time com mais pontos (26), melhor aproveitamento (79%), melhor ataque (20 gols) e melhor defesa (6 gols sofridos). Campanha quase perfeita não fosse a derrota para o Santos, no clássico na Vila Belmiro. Ainda assim, o Corinthians é um dos times que menos perdeu no Paulistão (apenas um, assim como o Santos e o São Bento).
Além desses números, que colocam o Corinthians como o melhor time do Paulista, Tite quer também que a equipe seja a melhor em alguns fundamentos. E vem conseguindo. Seu time é o que mais desarma no campeonato e o segundo que mais acerta passes (atrás do Santos). Além disso, é o que menos comete faltas (média de 10,4 por jogo). A equipe, apesar de ter o melhor ataque, é a 7ª que mais finaliza. Algo a ser melhorado segundo o próprio Tite.