Futebol em Números

Fla-Flu: Tricolor leva a melhor no histórico de mata-matas

Rodolfo Rodrigues

Em 105 anos de história, o Fla-Flu já foi disputado 397 vezes. Até aqui, a vantagem no confronto geral é do Flamengo, que venceu 144 vezes. O Fluminense ganhou outros 126 jogos e tivemos ainda 127 empates. Em mata-matas ou decisões entre as duas equipes, a vantagem, porém, é do Tricolor. Em 22 confrontos diretos, valendo título ou eliminação, o Flu ganhou 12, contra 10 do Rubro-negro. Em mata-mata diretos, como o de hoje, válido pela final da Taça Guanabara, foram seis triunfos do Tricolor contra cinco do Flamengo.

E quase todos os confrontos decisivos, em jogos oficiais, foram pelo Campeonato Carioca. Apenas em 2009 os dois se enfrentaram em outro torneio, a Copa Sul-Americana, quando o Fluminense despachou o Flamengo na primeira fase.

Pelo Carioca, os times duelaram então em 21 decisões, com 11 vitórias do Flu contra 10 do Flamengo. Pela Taça Guanabara, foram sete disputas, mas aí a vantagem é rubro-negra (5 x 2). Na Taça Guanabara, aliás, o Flamengo é o maior campeão com 20 títulos desde 1965. O Fluminense, atual campeão, tem 9 conquistas e está atrás do Vasco, que ganhou 12, na lista de títulos. O Botafogo tem 8, o América 6 e o Americano 2 títulos. E a última vez que o Fla-Flu decidiu a Taça Guanabara foi em 2004, quando o Flamengo foi campeão ao vencer por 3 x 2, no Maracanã, com gols de Fabiano Eller, Jean e Roger. Para o Flu, marcaram Antônio Carlos e o zagueiro Henrique (contra).

Mata-matas e partidas decisivas entre Flamengo e Fluminense
1936 – Campeonato Carioca (Liga Carioca de Futebol – LCF)
Depois de dois jogos (2 x 2) e Flu 4 x 1 Fla, o terceiro terminou empatado (1 x 1) e o Flu foi campeão

1941 – Campeonato Carioca
Na última rodada do 4º turno, o Fluminense precisava do empate para ser campeão. Já o Flamengo não tinha mais chances de título. O clássico terminou 2 x 2 e o Flu foi campeão.

1963 – Campeonato Carioca
Os dois times chegaram à última rodada com chance de título e fizeram um Fla-Flu memorável, com o maior público da história do Maracanã: 194 603 no total (177 020 pagantes). Com um ponto de vantagem, o Fla foi campeão após o 0 x 0.

1966 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Os dois times terminaram empatados na primeira fase e fizeram a final em jogo extra. Deu Flu (3 x 1), que ganhou a Taça Guanabara pela primeira vez.

1969 – Campeonato Carioca
Depois de empatarem em pontos no 2º turno, Fla e Flu decidiram o título em um jogo extra. Deu Flu (3 x 2), no Maracanã com 171 599 pagantes.

1970 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Na última rodada da 3ª fase da Taça Guanabara, o Fla segurou o empate contra o Flu (1 x 1), manteve-se um ponto à frente do rival na tabela e garantiu o título.

1971 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Na última rodada da Taça Guanabara, o apenas o Flu tinha chance de ser campeão. No clássico, deu tricolor (3 x 1), que ficou com o taça.

1972 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Na última rodada da Taça Guanabara, o Fla goleou o Flu por 5 x 2 e ficou com o título.

1972 – Campeonato Carioca
Depois de decidirem a Taça Guanabara, os times fizeram também a final do Estadual e novamente deu Fla (2 x 1), que ficou com o título carioca.

1973 – Campeonato Carioca
Na final do Estadual, em jogo único, o Flu venceu por 4 x 2, no Maracanã, e foi campeão

1983 – Campeonato Carioca
No triangular final, que tinha ainda o Bangu, o Flu venceu o Flamengo por 1 x 0 e garantiu o título.

1984 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
No 1º turno do Estadual daquele ano, o Fla venceu o Flu por 1 x 0 e ficou com o título da Taça Guanabara.

1984 – Campeonato Carioca
Novamente no triangular final, o Fla-Flu decidiu o título – o Vasco era o outro time na disputa. O Flu ganhou por 1 x 0, no Maracanã, com 153 520 pagantes e sagrou-se bicampeão carioca.

1991 – Campeonato Carioca
A final do Estadual contou com o Flu, campeão da Taça Guanabara, e o Fla, campeão da Taça Rio. Após o 1 x 1 no primeiro jogo da decisão, o Fla garantiu o título carioca daquele ano após vencer por 4 x 2 a segunda partida da final.

1995 – Campeonato Carioca
Em um dos mais famosos Fla-Flu da história, o Flu garantiu o título com a vitória por 3 x 2, com o gol de barriga de Renato Gaúcho (creditado na súmula para Aílton). O Tricolor foi campeão após dez anos e tirou a chance do Fla celebrar o título no ano de seu centenário.

2001 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Em jogo único, Fla e Flu decidiram a Taça Guanabara (1º turno). Após o 1 x 1 no tempo normal, o Fla garantiu o título ao vencer o rival nos pênaltis (5 x 3).

2003 – Taça Rio – Campeonato Carioca
No primeiro mata-mata pela Taça Rio (2º turno) entre Fla-Flu, deu Flu. Depois do 1 x 1 no primeiro jogo da semifinal, o tricolor goleou na segunda partida (4 x 0) e passou para a final – onde foi derrotado pelo Vasco.

2004 – Taça Guanabara – Campeonato Carioca
Na decisão do 1º Turno, em jogo único, o Fla venceu por 3 x 2 e ficou com o título e a vaga na final daquele ano. 

2005 – Taça Rio – Campeonato Carioca
Na primeira final entre Flamengo e Fluminense pela Taça Rio, deu Flu, que goleou o rival (4 x 1) e garantiu vaga na final do Estudual.

2009 –  Taça Rio – Campeonato Carioca
Pela semifinal da Taça Rio (2º turno), em jogo único, o Fla venceu por 1 x 0 e garantiu vaga na final contra o Botafogo.

2011 – Taça Rio – Campeonato Carioca
No último mata-mata entre os dois times, pela semifinal da Taça Rio (2º turno), o Fla levou a melhor. Após o 1 x 1 no tempo normal, o rubro-negro venceu nos pênaltis (5 x 4) e foi para a final contra o Vasco.